Resumidamente, um CEO (Chief Executive Officer), que em português significa “Diretor Executivo” ou “Diretor-Geral” é aquele que tem a responsabilidade de compreender o mercado, adequar a empresa a um modelo de negócio seguro, entender o cliente, se relacionar com investidores, garantir que a empresa possua uma vida financeira saudável, cuidar dos seus colaboradores, entre outras funções.
Estas atribuições não são novidades para quem está em uma posição de liderança, seja qual for o tamanho da empresa, seja CEO de uma multinacional como o de uma startup com menos de cinco funcionários, por exemplo.
E, para que tudo seja efetuado com competência, o diretor-geral deve antecipar cenários e tendências econômicas e fazer a gestão de objetivos para o alcance dos resultados esperados. Mas, este caminho não será percorrido sozinho. Ele precisará desdobrar a estratégia para todos os públicos de relacionamento da empresa: mercado, clientes e, claro, colaboradores.
Quando referente aos funcionários, colocar todos no mesmo barco é o grande desafio de uma liderança. Isso porque não basta apenas recebê-los a bordo, todos precisam remar para o mesmo lado para que assim, cheguem no destino almejado.
Dessa forma, podemos perceber que para um CEO ganhar destaque pelo seu trabalho de comando é necessário uma série de combinações, habilidades, características e comportamentos que gere resultados eficazes. Por isso, foque em se dedicar como líder, aplicar excelentes estratégias, fomentar a inovação, ter responsabilidade e ética.